Zé Pelintra: Origem e História.
Personagem bastante conhecido seja por freqüentadores das religiões onde atua como entidade, por sua notável malandragem, Seu Zé tem sua imagem reconhecida como um ícone, um representante, o verdadeiro estereótipo do malandro, ou porque não dizer, da malandragem brasileira e mais especificamente, carioca. Não raro, encontra-se pessoas que o conhecem de nome pela sua malandragem, mas não sabem que este é uma entidade do Catimbó e da Umbanda; outras já o viram retratado inúmeras vezes, mas não sabiam que se tratava de “alguém” e também encontraremos os que o conhecem apenas como entidade e desconhecem sua origem e história, estes porém, menos freqüentes. O fato é que a figura de Zé Pelintra, de uma forma ou de outra, permeia o imaginário popular da cultura brasileira e é retratada de diversas maneiras.
Por exemplo:
Na década de 1970 Chico Buarque cria sua Ópera do Malandro. Para o cartaz do espetáculo teatral o artista Maurício Arraes utiliza a figura de Zé Pelintra mesclada aos traços faciais de Chico Buarque .
![](http://lh6.ggpht.com/-0umBvYPA2qI/Tb8KIonsnSI/AAAAAAAAH6w/tsZk-x_Inas/s00/0517.jpg)
No início da década de 1990, o cineasta Roberto Moura lança Katharsis: histórias dos anos 80, “com Grande Othelo no papel de Zé Pelintra, e este seria o último longa-metragem desse emblemático ator negro”, lembra Ligiéro (2004).
Até mesmo a figura de Zé Carioca, personagem de Walt Disney teria sido inspirado em Seu Zé.
Ligiéro conta a história: Em 1940, Walt Disney fez uma viagem ao Brasil como parte do programa “política da boa vizinhança” criado pelo governo norte-americano – para pesquisar um novo personagem tipicamente brasileiro. Na ocasião, foi levado com sua equipe de desenhistas para conhecer a Escola de Samba da Portela. Naquela noite, a nata do samba reuniu-se, como fizera alguns anos antes com a visita de Josephine Baker ao Rio de janeiro. Lá estavam as figuras mais importantes do mundo do samba – Cartola, Paulo da Portela, Heitor dos Prazeres…
Conta-se que foi Paulo – falante e elegante – quem realmente impressionou Walt Disney e o inspirou a criar o personagem Zé Carioca. Na ocasião o sambista não estava todo de branco, tinha apenas o paletó nessa cor, mas foi o suficiente, pois essa peça passou a ser a marca de Zé Carioca [...]
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKynZF7AVWKuaB5lbsYiqWckLiIjS_4bIToglJyoMS05M-sBdA7dWCadGiChYaAPu1ocjKxQoVo-VWFhvW9mzJD7Zp0tf4NxwwK5AvPdQ-so-pdnG-kOhBorEpn7kcX1-Bv4lKVOwN_Ik/s320/Paulo+da+Portela.jpg)
Paulo da Portela.
O Zé Carioca do Disney, que passou a ser um símbolo do Rio de Janeiro e do próprio Brasil no exterior, fuma charuto e tem um guarda-chuva que ele maneja como uma bengala.
O terno de linho branco tornou-se o símbolo do malandro por ser vistoso, de caimento perfeito, largo e próprio para a capoeiragem. Para o malandro, lutar sem sujá-lo era uma forma de mostrar habilidade e superioridade no jogo de corpo. Ao contrário dos executivos de sua época, que tentavam imitar os ingleses, o malandro não usava casimira, tecido pouco apropriado para o clima úmido dos trópicos.
Seu Zé destacava-se pela elegância e competência como negro [...]. Numa época em que os negros e brancos viviam praticamente isolados, apesar da existência de uma numerosa população mestiça nas grandes cidades brasileiras, vamos observar que a figura do malandro torna-se representativa da dignidade do negro deixando para trás a idéia de um negro “arrasta-pé”, maltrapilho ou simples trabalhador braçal (Ibidem, p. 101-2).
..........................................................
Na atualidade temos vários autores inspirados por Zé Pilintra...
Um exemplo são os conhecidos zeladores
ANDERSON ALMEIDA e NATHAN CORNES
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBffBWxXktgBNFZaLBf1-Ju3ALnr3KuTMnupGTpVAr_iREA54x-F4iR-R81aFfa1g8RFzF1wXFxWh-BKQlUrjbAiaH5BMezWZKp-6Pgz7HkEN7lCyAnR4fxwBaDdnRRVEZ9dEbmvMrJvPw/s0/2_autores.jpg)
ANDERSON ALMEIDA
Criador e ilustrador formado na Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. Seus clientes vão desde produtoras de cinema, como a Moonshot Pictures e a Glaz Entretainement, onde desenvolve concepts, personagens e argumentos para conteúdo original, editoras como Abril e Rockmountain, para as quais desenvolve roteiros de histórias em quadrinhos, ilustrações para revistas como Recreio, SuperInteressante e GO Outside e agências de publicidade como Lowe e Giovanni+Draft.
NATHAN CORNES
Criador nômade, formado entre a Espanha e Alemanha, desenvolve jogos e escreve roteiros para animação desde o final do século XX, como o seriado Cálico Eletrónico, que foi um dos maiores sucessos da web em espanhol. No Brasil desde 2001, já trabalhou como redator publicitário e criando ARGs para o Guaraná e aEd. Abril.
Uma história em quadrinhos bemmm Brazuca, quer ver?
Mais uma boa para quem gosta de quadrinhos: Zeladores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuNe7VuLnI32TddQ9b-3fHHJ2LQpY55-Lj514LRbdNBZELRnHg672sKU9QSyCfoBjLad2lLNhu04_epEky6LvFDjQXqSTOQ23Y37USY1oehgMJREca3NFG8hd_0LQowOUYBr9NhimtK2UX/s0/fichapersonagens.jpg)
Trata-se de uma história bem brazuca, de um malandro do “além” com amplas doses de humor e violência.
Um dos protagonistas da história é o folclore brasileiro -numa releitura pop- comandado pelo malandro maior, Zé Pilintra.
O outro chefe de cena é a própria cidade, a megalópole caótica que hoje conhecemos como São Paulo, e que fornece o clima “aqui vale tudo”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFguDT3xcP40pCbzioTbxnXoZu6S7VyJG0s0yKTQEyb6budcFY9JNngdr3VVtiLRjtDpdQSvdB_UrGPRN1KynzcvQ_-kEflKtvx3pMSj8q73-u17zAizsPaun-5pY1K9ONfsCwX8MCT5yl/s0/zeladores_pag_0211.jpg)
Trabalhar a quatro mãos foi fácil pois somos amigos há quase 10 anos, desde que moramos juntos na Mooca e acho que isso transparece nas histórias (a amizade e a Mooca, rs).
Zeladores nasce do nosso prazer compartilhado por misturar o clássico e o pop, que tantas vezes são separados à toa. E também de nosso ódio (compartilhado) pelos super heróis fantasiados. Afinal a Cuca é, literalmente, bem mais assustadora que o Magneto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgL6Q0KS9g2K2sZLJr1bYlJv1-cdRh1iJGKgi98aSQS8ApfTlGeRswRW08BXvbJkc-07P9u5tHpj5_uVCsF0otBqf0_FkZt5Nl1B_JlPuizbkw9ITPpNBmy0NfU6r575AOtxdMZtPGV7Ga-/s0/zeladores_pag_023.jpg)
Queriamos, também, explorar personagens muito legais do folclore que estavam sendo desaproveitados e contar histórias estilosas com eles que sempre apareceram de jeito marginal.
O toque final foi o fato de os dois gostarmos tanto dessa cidade.
Eu posso imaginar um Lobisomem aparecendo em qualquer lugar do mundo. Hoje em dia um Lobisomem é quase que “normal”. Mas o Zé Pilintra e o Kurt Cobain juntos? Só em São Paulo mesmo, e num bar, é claro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGsUAoFDHTkdcWWs3ykWT2HmfyBp5-2ZjulhP1G2DdZ0tQcmLd9RacaHwBt2p9hW4phzXGlEsT6uWR9XKlfOStgh9lylATW5TsKAORwyR8EOwCxDChFe9ZOO84_-MF7mVYdMd0BCnDpRa6/s0/zeladores_pag_0221.jpg)
O projeto nasceu em papel (publicado pela Ed. Devir) mas acabou virando uma história muito maior, disponível online e de graça (www.zeladores.net) com 24 páginas já disponíveis e mais 8 serão inseridas a cada mês, até o final de história.
Para quem não quiser esperar (ou adora mesmo ler o seu quadrinho em papel) a primeira história completa (62 pág.) foi impressa pela Ed. Devir e está à venda em lojas especializadas.
Passem pelo site, conheçam o mundo de ZELADORES e
Divirtam-se!
Mais uma vez, Salve Seu Zé Pilintra!!!
FONTE:http://abrapinheiros.wordpress.com/2010/11/30/1761/
Nenhum comentário:
Postar um comentário