![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsepzHArKZfv6LHUqvVYytsYWqCYg3F5-uP_gh-8oQsiwdJMrne9KrJLKizTZTrP2UnGPmhiz1aCzn9Q5QTfRJY3OSd9zr9wali0KU2PYYld5Y5erkUZMIwrpDLTUj53EgXgoIQxMCU5L4/s0/220px-Frans_Hals_-_Luitspelende_nar.jpg)
O cinismo é um estado de espírito muito associado ao malandro. Bufão tocando alaúde, de Frans Hals.
A malandragem configura-se quando o sujeito abdica e mesmo escarnece de suas funções e obrigações sociais, tais como obediência às autoridades, respeito à propriedade alheia, altruísmo, etc., preferindo viver o dia-a-dia da forma mais hedonista possível. O malandro não toma esta atitude por ímpeto revolucionário, convicção ideológica ou qualquer conclusão intelectual. Ainda que sua atitude possa ser desencadeada por ressentimento social, o propósito do malandro não é o de mudar o status quo, e uma discussão dessa ordem simplesmente não faria diferença para ele. A verdade é que a diligência do trabalho quotidiano não possui aplicação prática em sua vida, e a realização de pequenos delitos furtivos e independentes dão-lhe vívida impressão de sucesso, causando-lhe sensação de satisfação e mesmo superioridade.
Devido a essas características, o malandro muitas vezes é rotulado como “preguiçoso”, “vagabundo”, “escória”, “inútil”. Sua atitude é claramente criminosa, enquadrando-se inclusive em termos penais. No entanto, sendo uma atitude típica de indivíduos desfavorecidos, a malandragem muitas vezes é vista com simpatia. Ao malandro cabe muitas vezes o papel de herói, ainda que se aproxime mais de um anti-herói. O malandro é idealmente representado como o sujeito que, privado de instituições que o representem, precisa utilizar da própria inteligência e artimanha para lidar com os mais fortes. Além do quê, o malandro ideal carrega em si o carisma que lhe rende simpatia, mesmo diante daqueles que teriam motivos para não aprovar sua atitude. Nesse sentido, a malandragem possui alguma concomitância com o jeitinho.
A malandragem é profundamente arraigada no imaginário popular. Em seu livro "O Grande Massacre de Gatos", Robert Darnton expõe como, durante a Alta Idade Média, a malandragem fora imortalizada pelas classes populares como um modo de justiça individual. Em uma época de pouca comida e abismos sociais, os personagens que hoje compõem as histórias da "Mamãe Ganso" usavam de artimanhas e espertezas para enganar as pessoas mais abastadas e favorecidas, obtendo assim fortunas ou ao menos garantindo a própria sobrevivência. Essas artimanhas e espertezas eram denominados "cartesianismos", uma referência a René Descartes, cujas idéias eram vistas com alguma desconfiança pelas classes populares.
Esses cartesianismos envolviam manipulação de pessoas, pequenas fraudes e até mesmo o uso de artimanhas mágicas. Ora, esta é precisamente a atitude típica da malandragem: buscar formas mais "acessíveis" de usufruir de confortos e vantagens, a maior parte relacionada com o simples desfrute dos prazeres sensoriais da existência (ter, beber, jogar, namorar, etc.). Para isso, o malandro utilizará a lábia e a destreza, bem como outras características que o habilitem a manipular pessoas; o malandro eventualmente contará também com a sorte, principalmente porque este indivíduo não acredita na idéia de se realizar grandes esforços no sentido de obter algo para si (daí sua tendência aos jogos de azar, ainda que sempre busque manipular o resultado destes). É preciso ressaltar que a sutileza e a individualidade são as principais características da malandragem. Nesse sentido, um corsário, um assaltante, um líder de gangue ou um saqueador comum não podem ser vistos como malandros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhp-66uYucqFlPxhKskMxWDsHWPha4t517BeGidViW_hUTyn4VxbtuhvSLjN_zUnDKEIzoIvifSyF-yv_o3tQ_w9pxWbb1_nr6U8i6f3J0JvCgCSNc8kWEr1zhKUtzFXn0b5dAQ9dHcwTfl/s0/250px-Woodywoodpecker-pantrypanic1941.jpg)
O Pica-pau, personagem-título do desenho animado, representa muito bem a essência do caráter do malandro: carismático e faz de tudo para levar vantagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário