SIGA OS BONS! SEJA UM AMIGO DO SEU ZÉ PILINTRA

Seguidores

SALVE A MALANDRAGEM!


SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!


Quem vier, de onde vier...que venha em paz!!! " Cada atitude posta em prática, é uma ação que resulta em reações que jamais se extinguem. O que você faz ecoa na eternidade"
-Xamã Gideon dos Lakotas-

Salve Seu Zé Pilintra e Senhora Ma.Navalha!

RECADO DO SEU ZÉ SOBRE PONTO RISCADO



Qual é o seu ponto riscado? Quais são os símbolos deixados na sua estrada pela pemba, dos seus atos?
Tudo começa na mão, num único ponto que vai desenhando a sua trajetória, indicando a falange que você representa, contando as flechas da sua banda, se ela se une com os outros numa única banda ou se separa caminhos.
Daí, suas mãos desenham o círculo que representa o seu compromisso com o Infinito em começar e terminar tudo aquilo que você se propôs a fazer.
Por fim, em cada canto de seu ponto riscado, uma luz é acesa, e dentro de cada luz, há uma chave de entendimento que guia a nossa jornada nessa terra da gente da matéria.
Agora deixando as gentilezas e blá, blá blas.. Vou ser direto no assunto..... Parem com essa vaidade de riscar ponto, pro outro achar que vcs estão realmente incorporados. Riscam qualquer coisa, chamam coisas que não devem. E ainda me dão um trabalho dos diabos pra limpar vocês. É você aí, que inventa ponto riscado!!! É pra você que não tem responsabilidade, com sua casa, com o Universo e principalmente com VOCÊ... Pense em quantas energias você manipula quando risca um ponto de imantação..Pensem, pensem, pensem..... Ando chateado com certos filhos meus e deixo esse apelo pra pensar... Assinado Seu Zé Pilintra das Almas Pela Médium Bella Zingara

Aí, meus Compadres e Comadres Cabeça fria, que tudo vai dar certo! Para ter minha proteção é só bater um fio pra mim que vou estar nas paradas.... kkkkkkkkk

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ZÉ EM HISTORIAS EM QUADRINHOS



Zé Pelintra: Origem e História.

Personagem bastante conhecido seja por freqüentadores das religiões onde atua como entidade, por sua notável malandragem, Seu Zé tem sua imagem reconhecida como um ícone, um representante, o verdadeiro estereótipo do malandro, ou porque não dizer, da malandragem brasileira e mais especificamente, carioca. Não raro, encontra-se pessoas que o conhecem de nome pela sua malandragem, mas não sabem que este é uma entidade do Catimbó e da Umbanda; outras já o viram retratado inúmeras vezes, mas não sabiam que se tratava de “alguém” e também encontraremos os que o conhecem apenas como entidade e desconhecem sua origem e história, estes porém, menos freqüentes. O fato é que a figura de Zé Pelintra, de uma forma ou de outra, permeia o imaginário popular da cultura brasileira e é retratada de diversas maneiras.

Por exemplo:

Na década de 1970 Chico Buarque cria sua Ópera do Malandro. Para o cartaz do espetáculo teatral o artista Maurício Arraes utiliza a figura de Zé Pelintra mesclada aos traços faciais de Chico Buarque .



No início da década de 1990, o cineasta Roberto Moura lança Katharsis: histórias dos anos 80, “com Grande Othelo no papel de Zé Pelintra, e este seria o último longa-metragem desse emblemático ator negro”, lembra Ligiéro (2004).

Até mesmo a figura de Zé Carioca, personagem de Walt Disney teria sido inspirado em Seu Zé.



Ligiéro conta a história: Em 1940, Walt Disney fez uma viagem ao Brasil como parte do programa “política da boa vizinhança” criado pelo governo norte-americano – para pesquisar um novo personagem tipicamente brasileiro. Na ocasião, foi levado com sua equipe de desenhistas para conhecer a Escola de Samba da Portela. Naquela noite, a nata do samba reuniu-se, como fizera alguns anos antes com a visita de Josephine Baker ao Rio de janeiro. Lá estavam as figuras mais importantes do mundo do samba – Cartola, Paulo da Portela, Heitor dos Prazeres…

Conta-se que foi Paulo – falante e elegante – quem realmente impressionou Walt Disney e o inspirou a criar o personagem Zé Carioca. Na ocasião o sambista não estava todo de branco, tinha apenas o paletó nessa cor, mas foi o suficiente, pois essa peça passou a ser a marca de Zé Carioca [...]



Paulo da Portela.


O Zé Carioca do Disney, que passou a ser um símbolo do Rio de Janeiro e do próprio Brasil no exterior, fuma charuto e tem um guarda-chuva que ele maneja como uma bengala.


O terno de linho branco tornou-se o símbolo do malandro por ser vistoso, de caimento perfeito, largo e próprio para a capoeiragem. Para o malandro, lutar sem sujá-lo era uma forma de mostrar habilidade e superioridade no jogo de corpo. Ao contrário dos executivos de sua época, que tentavam imitar os ingleses, o malandro não usava casimira, tecido pouco apropriado para o clima úmido dos trópicos.


Seu Zé destacava-se pela elegância e competência como negro [...]. Numa época em que os negros e brancos viviam praticamente isolados, apesar da existência de uma numerosa população mestiça nas grandes cidades brasileiras, vamos observar que a figura do malandro torna-se representativa da dignidade do negro deixando para trás a idéia de um negro “arrasta-pé”, maltrapilho ou simples trabalhador braçal (Ibidem, p. 101-2).
..........................................................

Na atualidade temos vários autores inspirados por Zé Pilintra...
Um exemplo são os conhecidos zeladores
ANDERSON ALMEIDA e NATHAN CORNES



ANDERSON ALMEIDA

Criador e ilustrador formado na Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. Seus clientes vão desde produtoras de cinema, como a Moonshot Pictures e a Glaz Entretainement, onde desenvolve concepts, personagens e argumentos para conteúdo original, editoras como Abril e Rockmountain, para as quais desenvolve roteiros de histórias em quadrinhos, ilustrações para revistas como Recreio, SuperInteressante e GO Outside e agências de publicidade como Lowe e Giovanni+Draft.

NATHAN CORNES

Criador nômade, formado entre a Espanha e Alemanha, desenvolve jogos e escreve roteiros para animação desde o final do século XX, como o seriado Cálico Eletrónico, que foi um dos maiores sucessos da web em espanhol. No Brasil desde 2001, já trabalhou como redator publicitário e criando ARGs para o Guaraná e aEd. Abril.

Uma história em quadrinhos bemmm Brazuca, quer ver?
Mais uma boa para quem gosta de quadrinhos: Zeladores.



Trata-se de uma história bem brazuca, de um malandro do “além” com amplas doses de humor e violência.
Um dos protagonistas da história é o folclore brasileiro -numa releitura pop- comandado pelo malandro maior, Zé Pilintra.
O outro chefe de cena é a própria cidade, a megalópole caótica que hoje conhecemos como São Paulo, e que fornece o clima “aqui vale tudo”.



Trabalhar a quatro mãos foi fácil pois somos amigos há quase 10 anos, desde que moramos juntos na Mooca e acho que isso transparece nas histórias (a amizade e a Mooca, rs).

Zeladores nasce do nosso prazer compartilhado por misturar o clássico e o pop, que tantas vezes são separados à toa. E também de nosso ódio (compartilhado) pelos super heróis fantasiados. Afinal a Cuca é, literalmente, bem mais assustadora que o Magneto.



Queriamos, também, explorar personagens muito legais do folclore que estavam sendo desaproveitados e contar histórias estilosas com eles que sempre apareceram de jeito marginal.

O toque final foi o fato de os dois gostarmos tanto dessa cidade.

Eu posso imaginar um Lobisomem aparecendo em qualquer lugar do mundo. Hoje em dia um Lobisomem é quase que “normal”. Mas o Zé Pilintra e o Kurt Cobain juntos? Só em São Paulo mesmo, e num bar, é claro.



O projeto nasceu em papel (publicado pela Ed. Devir) mas acabou virando uma história muito maior, disponível online e de graça (www.zeladores.net) com 24 páginas já disponíveis e mais 8 serão inseridas a cada mês, até o final de história.

Para quem não quiser esperar (ou adora mesmo ler o seu quadrinho em papel) a primeira história completa (62 pág.) foi impressa pela Ed. Devir e está à venda em lojas especializadas.

Passem pelo site, conheçam o mundo de ZELADORES e
Divirtam-se!

Mais uma vez, Salve Seu Zé Pilintra!!!


FONTE:http://abrapinheiros.wordpress.com/2010/11/30/1761/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...