SIGA OS BONS! SEJA UM AMIGO DO SEU ZÉ PILINTRA

Seguidores

SALVE A MALANDRAGEM!


SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!


Quem vier, de onde vier...que venha em paz!!! " Cada atitude posta em prática, é uma ação que resulta em reações que jamais se extinguem. O que você faz ecoa na eternidade"
-Xamã Gideon dos Lakotas-

Salve Seu Zé Pilintra e Senhora Ma.Navalha!

RECADO DO SEU ZÉ SOBRE PONTO RISCADO



Qual é o seu ponto riscado? Quais são os símbolos deixados na sua estrada pela pemba, dos seus atos?
Tudo começa na mão, num único ponto que vai desenhando a sua trajetória, indicando a falange que você representa, contando as flechas da sua banda, se ela se une com os outros numa única banda ou se separa caminhos.
Daí, suas mãos desenham o círculo que representa o seu compromisso com o Infinito em começar e terminar tudo aquilo que você se propôs a fazer.
Por fim, em cada canto de seu ponto riscado, uma luz é acesa, e dentro de cada luz, há uma chave de entendimento que guia a nossa jornada nessa terra da gente da matéria.
Agora deixando as gentilezas e blá, blá blas.. Vou ser direto no assunto..... Parem com essa vaidade de riscar ponto, pro outro achar que vcs estão realmente incorporados. Riscam qualquer coisa, chamam coisas que não devem. E ainda me dão um trabalho dos diabos pra limpar vocês. É você aí, que inventa ponto riscado!!! É pra você que não tem responsabilidade, com sua casa, com o Universo e principalmente com VOCÊ... Pense em quantas energias você manipula quando risca um ponto de imantação..Pensem, pensem, pensem..... Ando chateado com certos filhos meus e deixo esse apelo pra pensar... Assinado Seu Zé Pilintra das Almas Pela Médium Bella Zingara

Aí, meus Compadres e Comadres Cabeça fria, que tudo vai dar certo! Para ter minha proteção é só bater um fio pra mim que vou estar nas paradas.... kkkkkkkkk

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MARIA NAVALHA



Mulata alta e forte, de uma beleza selvagem carioca nascida provavelmente na Gamboa. Ainda jovem tornou-se menina de rua, onde aprendeu, com a convivência, todos os truques e malandragens do submundo.Tornou-se prostituta. Morou em vários locais, nas cercanias do centro da cidade que naquela época era o Distrito Federal.Adotou os hábitos dos malandros de rua, fumando, bebendo muito, divertindo-se em carteados e brigando como poucos com uma navalha na mão. Caraterística que lhe valeu o epíteto de Maria Navalha e a fez entrar para a linha dos malandros. Muito valente,ficou famosa e temida entre o povo da rua. Era muito invejada e pouco aceita pelos homens da epoca pelo poder q ela possui pra uma mulher, teve 33 maridos e vez 3 abortos, mais o grande amor da vida dela era seu Zé Pelintra a quem matou numa emboscada. Tbm foi morta numa emboscada pega por tras pois ninguem tinha coragem de enfrenta-la.

"MULHER DE MALANDRO TEM NOME E SE CONHECE PELA SAIA (Bis)
VARA CURTA E ONÇA BRAVA ELA É MARIA NAVALHA "(Bis)..

"Não mexe com quem não deve pensando que não faço nada
Matei meus 33 maridos no meio da encruzilhada,
para vcs eu sou Maria pro exús eu sou Navalha ,
não mexe com quem não deve que meu castigoo e dar risada.
Maria Navalha disse:Cuidado para não errar!
Ela jurou,jurou ,tornou jurar
Que mata sem tirar sangue
engole sem mastigar!
Tu és a mais perfeita de todas as rosas,
linda malandra !
Voce é meia brava mais sem vc eu nao sou nada. "
.......

Na sua história de menininha
não tinha livros, ela nao estudou,
mais lá pras seus quinze anos foi embora
e nunca mais voltou ...
pq??
tinha sete homens como professor
Salve essa linda Malandraa !
.....

Ela é maria Navalha
Mora na beira do cais
É mulher de Zé malandro,
Zé pilintra e outros mais.

NAVALHA: UMA MALANDRA OU UMA POMBA GIRA?
- AMBAS!


MARIA NAVALHA é o nome adotado por muitos espíritos com apresentação feminina que trabalham de modo independente. Podem trabalhar como Pombas Giras, especialmente junto à falange de Maria Padilha ou na "Linha dos Malandros".

Do mesmo modo que há uma incompreensão e entendimento sobre Maria Farrapo, o mesmo ocorre com Maria Navalha.

Enquanto Maria Farrapo trabalha com a falange Maria Mulambo, a Pomba Gira Maria Navalha está intimamente ligada à falange Maria Padilha, que foi onde esses espíritos, encontraram oportunidade organizada de trabalho como Pombas Giras.

Ainda não formam uma Falange (de Pombas Giras) propriamente dita.

Não se deve confundir
MARIA NAVALHA com
MARIA PADILHA DA NAVALHA ou
MARIA PADILHA DAS SETE NAVALHAS.

São espíritos especializados em "GENTE", profundos conhecedores dos abismos da alma humana e do que ela tem de mais degradante, e isso devido às próprias e dolorosas experiências pretéritas.

O INSTRUMENTO NAVALHA: O SÍMBOLO DA MALANDRAGEM

O instrumento Navalha foi amplamente utilizado, e ainda o é, como instrumento de defesa, dor e morte pelos que viviam a lei por conta própria. Contavam apenas consigo mesmos e sentiam-se apartados de um mundo que lhes socorressem ou protegessem.

A vida era dura: olho por olho e dente por dente.

A navalha tornou-se o símbolo maior da malandragem e seus códigos próprios.
Mas seu significado na Umbanda, além de identificar os Malandros é sua capacidade de cortar, separar, apartar o mal que está fora e principalmente dentro dos seres.



MARIA NAVALHA POMBA GIRA
As Marias Navalhas que trabalham como Pombas Giras podem apresentar as complementações usuais como: da Encruzilhada, do Cemitério, da Praia, do Cabaré, da Calunga, etc. Apresentam ponto riscado de Pomba Gira e comportam-se como tal.
Algumas vertentes da Umbanda não reconhecem Maria Navalha como Pomba Gira, apenas como Malandra. E como não chamam essa linha (Malandros), nesses Terreiros essas entidades não trabalham.

Maria Navalha é o braço "esquerdo" de Maria Padilha, sempre cooperando de modo próprio com os trabalhos de Padilha. Não existem rivalidades entre Maria Padilha e Maria Navalha, como alguns sugerem. Do mesmo modo que não existem disputas entre Maria Mulambo e Maria Farrapo.



MARIA NAVALHA MALANDRA:

As que trabalham na falange dos Malandros costumam ter denominações complementares típicas dos mesmos, como: do Morro, da Ladeira, da Lapa, da favela, do forró, do samba, da madrugada, da esquina, do asfalto, da Boemia, Pé de Valsa, e outros . Outra característica na denominação é a complementação regional: Maria Navalha de Pernambuco, de Minas, Baiana, do Norte, etc..
São mais livres e passionais em suas manifestações, usando trajes mais coloridos e alegres que os tradicionais vermelho e preto das Guardiãs. Também gostam muito de usar chapéu e lenço (usados também por algumas Marias Navalhas Pombas Giras).

Comunicam-se de modo simples e direto, com vocabulário popular, em alguns casos fazendo uso de expressões e gírias típicas da malandragem.

Preferem bebidas como cervejas, batidas, água de coco, caipirinhas e aguardente.
Pedem mais elementos para trabalho e solicitam mais oferendas que as Marias Navalhas Pombas Giras.

As histórias a respeito desses espíritos são repletas de mortes trágicas, traições, paixões, abandono, carência financeira, ausência de estrutura familiar, falta de oportunidades de educação e formação, pobreza e miséria. Uns poucos conseguiram fama e fortuna, com os "recursos" que tinham.

Pomba Gira ou Malandra, fato é que Maria Navalha, Maria Navalhada ou Maria das Sete Navalhas, conhece os efêmeros prazeres e as profundas dores do submundo das criações humanas. E como tal, pode ajudar aos que ainda encontram-se presos e comprometidos à essa realidade.

Salve a Pomba Gira Maria Navalha!
Salve a Malandra Maria Navalha!

Pontos Cantados de Malandras Maria Navalha :

Não mexa com essa mulher

Cuidado cuidado seu Zé

Não mexa com essa mulher
Se você pisar devagarinho
Ela abre seu caminho
Ela abre seu caminho
Mas se você debochar
Maria Navalha bota pra quebrar
Mas se você debochar
Maria Navalha bota pra quebrar

♣ Ela é Malandra
Malandrinha lá do cais
Quero ver você fazer
O que a Navalha faz
Quero ver, quero ver

♠ Malandra malandrinha
Da cor brasileirinha
O seu gingado me enfeitiçou
Quando ginga as cadeiras
Essa morena faceira
Alivia minha dor
Ela tem força na magia
E não é de brincadeira
Desafia feiticeiro
E bota fogo no paiol
A morena juremeira
Derrubou cabra safado quimbandeiro
Só no rabo de arraia
Toma cuidado com ela
Ela esconde uma navalha
Na barra da sua saia
Rainha de ouros
Com ela ninguém se mete
Ela é Maria Navalha
Malandrinha de terreiro
A morena bola sete.

Autora :CLAUDIA BAIBICH
Este Texto foi Retirado do Site : http://pombagiras.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...